Procurando receitas com mandioca achei este site do governo Federal - a principio o projeto e o site tem informações e atuação ate 2008, mas vale uma olhadela com maior precisão, principalmente para professores e coordenadores implantarem em suas escolas, já que muitas escolas particulares não precisam depender dos benesses públicos. Segue trecho:
Histórico
Segundo as últimas estimativas realizadas pela FAO nos anos 1990-92 no Brasil existem 15,6 milhões de pessoas desnutridas, quer dizer, 9 por cento da população sendo que os 10,5 por cento das crianças menores de cinco anos padecem de desnutrição segundo o indicador altura para idade (OMS, 1996). Cabe destacar que existem grandes diferenças entre as áreas urbanas e rurais, assim como entre as diversas regiões.
Em relação às deficiências de micronutrientes, se estima uma prevalência de anemia de 45 por cento por deficiência de ferro em menores de cinco anos e em mulheres de 15 a 49 anos de 21 por cento (UNICEF/The Micronutrient Intiative, 2003). Em alguns estados do Nordeste 40 por cento da população infantil apresenta deficiência de vitamina A com prevalência de retinol sérico abaixo de 20 mcg.
Por outro lado, nas últimas três décadas se tem registrado um aumento alarmante na obesidade. Quando se compara os estudos efetuados entre 1975 e 1997 se observa que a prevalência da obesidade aumentou de 8 a 13 por cento em mulheres, de 3 a 7 por cento nos homens, e de 3 a 15 por cento em crianças e adolescentes, segundo os dados do Ministério da Saúde de 1999. De acordo com a OPAS/OMS, a prevalência da obesidade infanto-juvenil no Brasil subiu 240 por cento nas últimas duas décadas.
O substancial incremento nesta taxa em crianças e adolescentes mostra principalmente a mudança nos estilos de vida associados a um ambiente que fomenta hábitos sedentários com diminuição da freqüência da atividade física (as crianças estão mudando os jogos ao ar livre pela televisão, o computador e os jogos de vídeo) e pela aquisição de hábitos alimentares inadequados, caracterizados pela substituição dos alimentos tradicionais da cultura brasileira por dietas de alto valor calórico e não sempre acompanhados pelo adequado valor nutricional.
Estes aspectos enfatizam a constatação de que, lamentavelmente, o sobrepeso e a obesidade se converteram em um problema de saúde pública e que a fome e a desnutrição além de um problema já considerado de saúde pública, tornou-se uma prioridade para o atual governo.
O aspecto mais importante para frear esta situação é abordá-la de forma transdisciplinar, envolvendo a educação ambiental, alimentar e nutricional, ensinando, reeducando e estimulando um estilo de vida saudável. Para isso, a informação e a educação no currículo escolar constituem uma excelente iniciativa, pois representa um espaço social onde se dão interações e convivências entre diferentes pessoas.
O ambiente escolar permite a disseminação de informações não somente para a dita comunidade, mas também para suas famílias e comunidade, já que as crianças são grandes multiplicadores da informação.
Com vistas a adoção de um novo enfoque sobre a visão sistêmica da educação, o Ministério da Educação considera fundamental que se estabeleça um perfil de escola que se proponha à inclusão e permanência de todas as crianças na escola; a adequação e melhoria da infra-estrutura; a valorização e qualificação do professor e a comunidade escolar; o acesso ao conhecimento atualizado e às novas tecnologias; o direito a uma alimentação adequada e saudável que propicie as condições necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos; a promoção de atividades para melhoria das condições ambientais e a conscientização sobre o tema água, compostagem, agricultura orgânica e outros temas afins. Também considera que se estabeleçam novos paradigmas educacionais que integre a saúde, o meio-ambiente e o desenvolvimento comunitário por meio de programas interdisciplinares.
Considerando o contexto social supracitado, o Governo do Brasil solicitou a assistência técnica da FAO para fortalecer com estratégias metodológicas, materiais didáticos e capacitação de docentes sobre conteúdos de educação ambiental, alimentar e nutricional tomando como eixo articulador das atividades a horta escolar e a relação desta com a participação comunitária, que resultou no presente projeto.
http://www.educandocomahorta.org.br
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